segunda-feira, 6 de julho de 2009

Terceira opção

BOOOOOOOOOOOOOOOM DIA

Alb aqui. Perdao querer causar, mas eu venho trazer uma terceira opção, baseada essencialmente nos pros e contras de Alice e Alladin, que é A dama E o Vagabundo.


PROS


  • Nao possui efeitos especiais.
  • A historia é de facil entendimento.
  • Os humanos praticamente nao fazem parte da cena, o que da uma possibilidade de personificaçao dos animais bem grande (ate porque todos falam). Ou seja: ninguem de quatro.
  • Figurinos basicos, como camisa e calça de uma cor so. A maquiagem que desenvolve a aparencia.
  • Cenografia facilima de se montar.
  • Condiz muito com o nosso e$m$p$e$n$h$o .
  • Liberdade de infantilizacao da historia bem grande.
  • O rato pode interpretar um rato
CONTRAS

  • Nao possui a fantasia de alice e alladin.
  • A dama é tapada e chata, apesar dos restos dos personagens terem muita personalidade.
  • Eu sou a favor de Dama e o Vagabundo portanto estou com dificuldade de encontrar os contras. Quem quiser editar este post e colocar os contras ficarei grato, sei que tem muitos. HIHIHI. oisoubobo
  • A graça de "A Dama e o Vagabundo" está na música, na fofuríce dos filhotes da Dama e alguns momentos do "núcleo vagabundo". Só os vagabundos (assim está melhor, né, Alb) eu não acho q sustenta o humor, e precisará criar muito, muito mais no roteiro.
Vou deixar o roteiro (feito por mim e pela mariana) que montei como base (em cima do filme igualmente) para que voces analisem as possibilidades que a historia oferece. Fica como terceira opçao a ser refletida. Beijos.



PS: Em azul claro = Julia

Oi gents

O texto da Dama e o Vagabundo estava enorme e ficava chatinho ter que ficar abaixando a página inteira para poder ler os outros posts, então eu coloquei no google doc, o link está abaixo ok?

A Dama e o Vagabundo

Colheradas da Sotto


7 comentários:

  1. Antes de tudo: como vc fez esse roteiro tão rápido??? O.O
    Parabéns!!!

    Agora... A Dama e o Vagabundo é bonitinho, mas não é mto apelativo para as crianças. A história da Disney aposta mto em música e dança de cachorros para entreter as crianças. Só o núcleo dos "vagabundos" tem um quê engraçado, e os filhotinhos da Lady são graciosos pq são fofos... Nós não temos essa arma da fofúrisse.
    Sei lá... No estágio em q estamos dos roteiros, eu já não sei se qro Alice ou Aladdin, mas eu sei q entre eles e A Dama e o Vagabundo, eu vou preferir um dos dois.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo a praticidade dessa opção, mas se fossemos escolher pela praticidade, eu pegava um dos meus livros de contos e adaptava.
    Eu sei q é subjetivo, mas eu acho q as prioridades na hora de escolher tem de ser:

    - Divertimento das crianças
    - Divertimento nosso
    - Viabilidade

    E não o inverso.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que se nao houver viabilidade nao ha o resto :/ Voces pediram pra montar algo na hora de expressar a opiniao. Eu expressei a minha opiniao atraves e algo pronto. Nao gostei das ideias que voces tiveram para Alladin e nao acho Alice bom para crianças de quatro anos. Acho que o roteiro deve ser muito bem pensado. Precisamos estabelecer nossos objetivos. Divertir as crianças, ok. E que tal tambem procurar algo mais pedagogico, que desenvolva o aspecto moral? O que eu gostei em dama e vagabundo é que trabalha a relacao do animal com a criança bem nova. Temos de lembrar que é uma creche, e que apelar para a presença de crianças na peça tambem pode ser interessante, por um lado. Nos estamos trabalhando com crianças delicadas e frageis, que vivem uma rotina muito mais adulta que a nossa. Acho despreparado escolher a peça apenas pelo divertimento. Precisaria ser desenvolvido um projeto.

    ResponderExcluir
  4. O que eu quis dizer com as prioridades é q eu eu acho q o divertimento das crianças tem de vir primeiro, depois o nosso, depois a viabilidade; mas TODAS tem de ser consideradas.

    Ou seja: Se se algo legal for inviável, então nós não fazemos.

    Mas o pensamento tem q se focar na criança, não na viabilidade. Se começamos por aquilo que é viável, podemos perder a chance de fazer algo legal para as crianças.


    E sobre essa coisa de mensagem... Eu acho que, sim, as crianças estão, inconscientemente, absorvendo uma mensagem, e seria bizarro, como pedagoga, se eu negasse.
    O Leão e eu estamos tomando cuidado com isso no roteiro.

    Mas toda história infantil (e quase todas as outras) trazem uma mensagem.
    Não acho q a mensagem deva ser uma preocupação para a escolha do projeto, pq em toda nós vamos estar trazendo algo bom (e o q Alice poderia ter de estranho está sendo cuidadosamente filtrado).

    Em Aladdin, nós temos a mensagem de valorização do "ser bom". Valores humanos de generosidade, honestidade sempre se provam ser mais importantes do q dinheiro. E para as crianças carentes, acho q uma ótima msg para se passar.
    (ainda mais depois do q eu vi no meu estágio numa escola publica... Uma menina dedicada lá dizendo que para conseguir entrar em universidade publica, o q importa é ter dinheiro. E eu, como observadora do conteudo q eles estavam recebendo e dos professores q tinham lá, discordo plenamente).

    Em Alice, a curiosidade acima do bom senso é posta em questionamento. Além das mensagens que se pode extrair de cada episódio, como nas flores, em q se mostra o quão desagradável vc pode ser se excluir alguém q não é igual a você.

    Sinceramente, vou falar para vcs que acho q pensar essa coisa de mensagem é meio hipócrita. As crianças absorvem com mais solidez as mensagens que veem de um jeito mais divertido. Elas prestam mais atenção (não na mensagem, mas naquela história - q está ajudando a moldar uma opinião) e acabam se recordando mais.
    Até pode valer a mensagem como algo para se ponderar na opinião pessoal, mas todas aqui presentes são válidas.

    ResponderExcluir
  5. Eu aceito a maioria das criticas, mas Julia, o que voce pos em azul...
    1) eu conservei as musicas no roteiro, as unicas tres que tem no filme
    2) nao ha dança nenhuma o filme todo
    3) o nucleo vagabundo esta no roteiro.

    Nao acho que pensar em mensagem é hipocrisia. Acho que tem que ter uma mensagem obvia e escancarada nesses filmes infantis. CLARO. Concordo 100% que a diversao é essencial, mas a mensagem estampada é essencial. Voce nota isso nos programas da TV Cultura. Porque sim nao é resposta, por que sera que blablabla? Mas confio no que voce e o leao estao fazendo e nao vou julgar o roteiro de voces sem saber como esta, obviamente.

    ResponderExcluir
  6. Faz um tempo q eu não vejo o filme, perdão. Talvez eu esteja confundindo a coisa da dança com Aristogatos.
    Manter as músicas tem de ser pensado com cuidado...
    E eu não disse q vc tirou o núcleo vagabundo!! o.O

    E sobre a mensagem... vc não entendeu o q eu quis dizer, talvez pq eu não fui clara.
    Já q vc usou os programas da Cultura, eu penso exatamente neles quando eu digo q a mensagem tem de vir com diversão.
    Eles falavam umas coisas q só hoje eu me toco o quão didática elas são. Mas q fizeram diferença, sem eu perceber.
    Porém, só fizeram diferença pq eu achei divertido.
    Qdo eu disse "pensar essa coisa de mensagem", eu estava me referindo a pensar nela para a escolha do projeto. Mesmo pq, seria meio incoerente eu falar isso como se fosse a mensagem em um todo depois de tudo q eu disse antes.

    ResponderExcluir
  7. Então, gentem.
    Quem não lembra do filme pode ver pelo youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=ThZA14mEptY

    Essa é a primeira parte de A Dama e o Vagabundo.
    Assim talvez os ajude a julgar melhor a proposta.

    ResponderExcluir